Sexta-feira, 2 de Março de 2012

Windows 8: Confira as novidades apresentadas pela Microsoft


A Microsoft lançou nesta quarta-feira (29), no evento MWC 2012 (Mobile World Congress), que acontece em Barcelona, Espanha, a versão de testes do Windows 8 - o Windows 8 Consumer Preview. O lançamento, que já está disponível para download e poderá ser usado em tablets, além de PCs e notebooks, antecipa as novidades que o novo sistema operacional contará.
Interface Metro do Windows 8 (Foto: Reprodução)Interface Metro do Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)
Confira as principais novidades apresentadas na versão Windows 8 Consumer Preview:

Versões PC e tablets

O novo sistema da Microsoft terá uma versão que trabalhará com os chips tradicionais da linha x86, chips da Intel para PCs e notebooks, e uma nova versão para microprocessadores ARM, padrão nos aparelhos portáteis, como tablets e smartphones. Segundo a Microsoft, embora ainda não haja data definida, a empresa deve levar ao mercado, simultaneamente, aparelhos com as versões ARM e Intel. As duas versões para o Windows 8 apresentarão uma interface completamente nova, inspirada na interface estilo "Metro" do mais recente software Windows Phone. A interface envolve blocos ou "pastilhas" que podem ser movimentados na tela ou pressionados para acionar aplicativos.

As pastilhas poderão se atualizar em tempo real, permitindo ao usuário verificar seus e-mails, mensagens de voz e notificações do Facebook. No entanto, será possível voltar ao estilo antigo com um simples comando de mouse, caso os usuários de PCs e notebooks não se adequem ao novo formato.
A nova interface Metro marca, no lançamento do Windows 8, a introdução de uma experiência sensível ao toque. Conforme mostrado no Developer Preview, versão para desenvolvedores, uma tela de bloqueio introduz os usuários do Windows 8 a uma interface touchscreen na tela inicial.

A versão Consumer Preview ganhou uma série de ajustes nesta tela, incluindo a introdução de uma interface de Zoom Semântica (Semantic Zoom), na qual os usuários de tablets e dispositivos sensíveis ao toque poderão organizar e agrupar os seus pedidos de aplicativos na Windows Store.
Fim do botão Iniciar
Uma das maiores mudanças na versão Consumer Preview, ao menos visualmente, é a remoção do botão Iniciar no modo desktop. No Windows 8, o botão migrou para a barra Charms. Os usuários poderão acessar a barra tocando nas bordas da tela. A barra inclui o novo logotipo do Windows 8 - um logo animado com um flash de luz sutil.
Windows 8 sem botão Iniciar (Foto: Reprodução)Windows 8 sem botão Iniciar (Foto: Reprodução/TechTudo)
Além disso, uma série de novos gestos, de toques, comandos no teclado ou no mouse, irão ativar vários controles no Windows 8. Um dos novos recursos, por sua vez, é uma prévia do comando que alterna tarefas. Ativado a partir do canto inferior direito ou superior esquerdo da tela, o recurso permitirá que os usuários alternem entre os aplicativos abertos recentemente.
Windows Store e aplicativos
O lançamento do Windows 8 Consumer Preview acompanha a abertura da Windows Store, a loja virtual de aplicativos desenvolvidos para a plataforma. A ideia da Windows Store é atrair a adesão dos programadores que criam aplicativos para o sistema.
Para versão Windows 8 Consumer Preview, a Microsoft já pré-instalou uma variedade de aplicativos, que incluem correio eletrônicos, calendários, mensagens e fotos. O aplicativo de correio age como um cliente de e-mail totalmente funcional, com acesso ao Exchange, Google e contas do Hotmail.
Tela de demonstração do Windows Store (Foto: Reprodução) (Foto: Tela de demonstração do Windows Store (Foto: Reprodução))Tela de demonstração do Windows Store (Foto: Reprodução)
Sobretudo, os usuários do Consumer Preview poderão adicionar uma conta, sem necessidade de configuração, e obter acesso às funcionalidades das contas do Exchange, dispensando o uso de Outlook. O aplicativo de mensagens, contudo, não mostra sinais de integração com SMS, mas permite uma interação simples com mensagens no Facebook e contatos do Windows Live Messenger. Similar ao Windows Phone, há também a possibilidade de alternar entre contas dos diferentes serviços na interface de bate-papo.
Integração Xbox
A Microsoft está se afastando das marcas Zune e Windows Live e, na visualização do Consumer Preview, essas evidências ficaram ainda mais claras. A equipe da Microsoft Xbox criou os aplicativos de Música e Vídeo que são muito semelhantes à experiência de entretenimento do Xbox 360. Esses aplicativos são os pontos principais no Windows 8 para acessar às opções de áudio e vídeo na interface do sistema operacional.

Além disso, as funcionalidade do Windows Live também foram substituídas pelos aplicativos pré-instalados no Windows. Com isso, os usuários do Consumer Preview serão convidados a vincular uma conta local para uma "Conta Microsoft" no Windows 8.
Pinball no Windows 8, integrado ao Xbox LIVE (Foto: Reprodução)Pinball no Windows 8, integrado ao Xbox LIVE (Foto: Reprodução/TechTudo)
A integração com Xbox ainda permite acesso a recursos como avatares, jogos Xbox Live, bem como a lista de contatos. A interface reflete a aplicação Xbox Live para o iPad, no entanto, inclui muito mais funcionalidades e acesso direto aos jogos instalados.

Algumas interfaces de gestos
Pressione e segure: O gesto de pressionar e segurar uma ação, em alguns casos, dará acesso a um menu, permitindo que os usuários tenham acesso a outras informações sem comprometer uma ação preexistente.

Toque e execute uma ação
: Qualquer toque na tela irá executar uma ação. Com o mouse, é preciso só clicar sobre determinado item e, com o teclado, apertar a tecla "Enter", como já acontece nas versões anteriores do sistema operacional.

Deslize para arrastar
: Esse gesto será usado para percorrer as listas e páginas, mas também poderá ser usado para mover um objeto ou para desenhar e escrever. Com o mouse, os usuários só precisarão apontar para o fundo de um aplicativo e usar a barra de rolagem. Com o teclado, por sua vez, será necessário usar os atalhos do logotipo do Windows mais as setas de esquerda e direita.

Zoom
: O zoom pode ser utilizado para focar o início, o final ou um local específico dentro de uma lista. É possível fazer o zoom apertando ou esticando dois dedos na tela. Os usuários de mouse poderão pressionar a tecla Control e mover a roda do mouse para fazer zoom in e out, bem como os usuários de teclado poderão usar o logotipo do Windows mais os comandos - / + para fazer zoom in e out.

Toque de rotação: 
Rodando dois ou mais dedos é possível girar toda a tela em 90 graus. Os usuários de mouse e teclado vão poder rodar os ícones em uma variedade de formas, dependendo do que os aplicativos suportarem.
tags:
publicado por kilsonfox às 01:50
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Fotos do Casamento do Nag...

. Garoto - Precisamos Conve...

. Djodje - I Wont Stop The ...

. Boddhi Satva – Nankoumand...

. Kalibrados Feat Paul G e ...

. Sharney's 21st Birthday M...

. Agev Munsen Ft. Cassio Wa...

. DJ Sparks ft Mxizo Lona -...

. Dirt jobs ft Rose'h- spir...

. Dj Jesus feat. C4 Pedro -...

.arquivos

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Setembro 2010

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds